- 1ª aula
- apresentação do professor, e conversa do dinamismo da aula.
- slide do livro Marcelo marmelo martelo, roda de conversa sobre a história lida.
- 2ª aula
- 1º ano
Roda de conversa para selecionar temas que temos curiosidade.
(Aula na quadra com o professor da sala sendo o escriba).
Levantamento de combinados de convivência.
- 3º e 5º ano
Dinâmica da bexiga: cada aluno escreverá no papel a sua curiosidade em formato de pergunta, colocar essa pergunta dentro da bexiga, encher e trocar aleatoriamente. Cada aluno deve pegar uma bexiga estourar e ler a pergunta do seu colega.
Levantamento de combinados de convivência.
- 3ª aula
- 1º ano
Leitura do livro Isto ou Aquilo (Cecília Meireles)
Desenho das suas impressões da história.
Retomar os combinados.
- 3º e 5º ano
Roda de conversa, resgatar as perguntas (aula anterior), verificar e separá-las como perguntas abertas ou pergunta fechada.
(site sobre perguntas abertas e fechadas)
Retomar os combinados.
- 4ª aula
- 1º ano
Dinâmica do boneco: separar a sala em grupos, desenhar o boneco com um aluno no chão e escrever.
Na cabeça: O que eu gostaria de aprender.
No olho: O que eu gostaria de conhecer.
No coração: O que eu gostaria de ser.
Nas mãos: O que eu gostaria de fazer.
Nos pés: Aonde eu gostaria de ir.
- 3º e 5º ano
Roda de conversa, resgatar as perguntas (aula anterior), verificar e separá-las como perguntas abertas ou pergunta fechada.
Separar as perguntas por temas de proximidades.
- LEMBRANDO QUE CADA AULA CORRESPONDE A UMA SEMANA, POIS AS AULAS SÃO SEMANAIS.
Vera,
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Você já deu a primeira aula?
Como foi? Os alunos se envolveram? Participaram?
bjs
Alexandra
OLÁ!
ExcluirSIM ALEXANDRA JA DEI A 1ª AULA, FOI MUITO LEGAL OS ALUNOS SE ENVOLVERAM NUITO!!
Olá Vera!
ResponderExcluirSeu blog está muito legal.
Parabéns
Bjs