NOS DIAS ATUAIS OS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS SE FAZEM CADA VEZ MAIS NECESSÁRIOS.
COMO CONSEQUÊNCIA, A ESCOLA DEVE PREPARAR FUTUROS CIDADÃOS PARA O CONVÍVIO NUMA SOCIEDADE INFORMATIZADA E TECNOLÓGICA, QUE SE APROPRIEM DESSES INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SUAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES.
SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESSE PROJETO É UTILIZAR DE FORMA CRIATIVA E INOVADORA AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO VIA PARA A FORMAÇÃO DE UM ALUNO PESQUISADOR.
COMO CONSEQUÊNCIA, A ESCOLA DEVE PREPARAR FUTUROS CIDADÃOS PARA O CONVÍVIO NUMA SOCIEDADE INFORMATIZADA E TECNOLÓGICA, QUE SE APROPRIEM DESSES INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SUAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES.
SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESSE PROJETO É UTILIZAR DE FORMA CRIATIVA E INOVADORA AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO VIA PARA A FORMAÇÃO DE UM ALUNO PESQUISADOR.
quinta-feira, 29 de março de 2012
MAPA CONCEITUAL
Nessa semana confeccionei o mapa conceitual da sala, foi bem surpreendente, pois percebi o quanto tinha subestimado os alunos.
Acreditava que seria muito difícil para os alunos entender a metodologia do mapa conceitual, fui só eu colocar a primeira palavra no centro do mapa para eles começarem a falar outras que eram muito pertinentes ao assunto.
Para essa atividade, fui à escriba fazendo o mapa conceitual na lousa e ao terminar um aluno da sala copiou em uma folha para arquivar. Apenas nas salas de 1º ano tive o auxilio da professora da sala como escriba.
Através do mapa conceitual pude perceber que os alunos têm muito conhecimento sobre o tema a ser pesquisado.
Sabendo o que eles já sabem ficará mais fácil direcionar o meu trabalho quanto às pesquisas a serem realizadas.
domingo, 25 de março de 2012
ULTIMA SEMANA DE MARÇO
Nessa ultima semana de aula do mês de Março estarei passando para os alunos o filme Sid cientista em em seguida realizar uma roda de conversa para reforçar a importância da pesquisa. Em seguida faremos o mapa conceitual dos temas escolhidos pelos alunos, para levantar os conhecimentos prévios sobre os temas de pesquisa de cada sala.
quarta-feira, 21 de março de 2012
terça-feira, 20 de março de 2012
PRIMEIRA PARTE, LEVANTAMENTO DO TEMA.
Fazendo uma avaliação dessa primeira parte do projeto, levantamento de curiosidades e fechamento do tema a ser estudado, pude perceber várias particularidades nas turmas.
Dentre os 5ºs anos existem um grupo que se sobressai por ter habilidades na oralidade e argumentação, outro 5° ano sobressai por ter boa interação entre os alunos. As aulas fluíram muito bem com os 1°s anos eles gostaram muito participaram bastante, todos queriam falar e expor suas ideias. Foi assim também com as salas do 3° ano exceto uma sala que talvez por não estarem totalmente alfabetizados mostram baixa auto-estima o que dificulta a participação. Para essa sala será necessário uma adaptação nas atividades, visando desenvolver o interesse.
A segunda semana de aula foi muito produtiva, foram feitas as dinâmicas para levantar os assuntos de interesse dos alunos onde pude perceber que o envolvimento por parte deles continuava. No geral eles adoraram as dinâmicas realizadas.
Não poderia deixar de citar o auxilio e parceria dos professores. Combinamos um encontro para planejar nossas aulas no momento em que eles não estariam em sala de aula. Nesse primeiro momento com os professores pude mostrar o meu blog para eles e conversar sobre o trabalho de pesquisa a fim de realmente desenvolver uma parceria com o trabalho feito em sala de aula.
sábado, 10 de março de 2012
PRIMEIRA SEMANA DE AULA
A primeira semana de aula foi surpreendente. No geral a proposta da aula foi bem aceita pelos alunos.
Confesso que a minha preocupação era a recepção dos alunos, mediante o fato da mudança do dinamismo da aula, pois a aula não teria mais aquelas atividades totalmente voltadas para jogos no computador, ela teria uma nova perspectiva. Mas para a minha surpresa tive uma boa aceitação dos alunos.
Tivemos uma roda de apresentação, e em seguida apresentei a proposta das aulas com objetivo de construir do blog da sala. Aproveitando a leitura do livro MARCELO MARMELO MARTELO, conversamos sobre a importância da curiosidade e da pesquisa para a aprendizagem.
Nas aulas de planejamento com o professor pude conversar individualmente com cada uma delas apresentando o projeto e podendo conhecer melhor as especificidades de cada sala.
A semana foi muito produtiva, pois tive um bom retorno dos alunos e dos colegas parceiros nessa jornada.
quinta-feira, 8 de março de 2012
PLANEJAMENTO PARA MÊS DE MARÇO
- 1ª aula
- apresentação do professor, e conversa do dinamismo da aula.
- slide do livro Marcelo marmelo martelo, roda de conversa sobre a história lida.
- 2ª aula
- 1º ano
Roda de conversa para selecionar temas que temos curiosidade.
(Aula na quadra com o professor da sala sendo o escriba).
Levantamento de combinados de convivência.
- 3º e 5º ano
Dinâmica da bexiga: cada aluno escreverá no papel a sua curiosidade em formato de pergunta, colocar essa pergunta dentro da bexiga, encher e trocar aleatoriamente. Cada aluno deve pegar uma bexiga estourar e ler a pergunta do seu colega.
Levantamento de combinados de convivência.
- 3ª aula
- 1º ano
Leitura do livro Isto ou Aquilo (Cecília Meireles)
Desenho das suas impressões da história.
Retomar os combinados.
- 3º e 5º ano
Roda de conversa, resgatar as perguntas (aula anterior), verificar e separá-las como perguntas abertas ou pergunta fechada.
(site sobre perguntas abertas e fechadas)
Retomar os combinados.
- 4ª aula
- 1º ano
Dinâmica do boneco: separar a sala em grupos, desenhar o boneco com um aluno no chão e escrever.
Na cabeça: O que eu gostaria de aprender.
No olho: O que eu gostaria de conhecer.
No coração: O que eu gostaria de ser.
Nas mãos: O que eu gostaria de fazer.
Nos pés: Aonde eu gostaria de ir.
- 3º e 5º ano
Roda de conversa, resgatar as perguntas (aula anterior), verificar e separá-las como perguntas abertas ou pergunta fechada.
Separar as perguntas por temas de proximidades.
- LEMBRANDO QUE CADA AULA CORRESPONDE A UMA SEMANA, POIS AS AULAS SÃO SEMANAIS.
Assinar:
Postagens (Atom)