NOS DIAS ATUAIS OS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS SE FAZEM CADA VEZ MAIS NECESSÁRIOS.
COMO CONSEQUÊNCIA, A ESCOLA DEVE PREPARAR FUTUROS CIDADÃOS PARA O CONVÍVIO NUMA SOCIEDADE INFORMATIZADA E TECNOLÓGICA, QUE SE APROPRIEM DESSES INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SUAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES.
SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESSE PROJETO É UTILIZAR DE FORMA CRIATIVA E INOVADORA AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO VIA PARA A FORMAÇÃO DE UM ALUNO PESQUISADOR.



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

AVALIAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA PREFEITURA DE TABOÃO DA SERRA



Prefeitura do Município de Taboão da Serra
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
e-mail:educacaoetecnologia2012@gmail.com
Blog: educacaoetecnologia.blogspot.com

1- Como me senti neste ano?
       ESTE ANO FOI BEM DIFÍCIL POR TER QUE ENFRENTAR UM PROJETO NOVO, PORÉM TIVE O PREVILÉGIO DE CONTAR COM VÁRIAS PARCERIAS NA ESCOLA.

2- Como percebi meus alunos com os projetos de aprendizagem?
      A MELHOR COISA QUE ACONTECEU NO PERCURSO DO PROJETO FOI O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. FOI SURPREENDENTE.

3- Quais evidências tenho de que meus alunos aprenderam? Justifique respondendo os itens abaixo:
Estiveram envolvidos em seu projeto de aprendizagem?
 OS ALUNOS SE ENVOLVERAM MUITO PERGUNTANDO, TRAZENDO MATERIAL DE PESQUISA E MANTENDO O FOCO DURANTE AS AULAS.

4- Eles fizeram perguntas?
OS ALUNOS COLOCARAM SUAS CURIOSIDADES EM VÁRIAS PERGUNTAS.

5- Os alunos construíram hipóteses para suas questões?
OS ALUNOS CONSTRUÍRAM MUITAS HIPÓTESES DURANTE O PROCESSO DE PESQUISA DOS SEUS TEMAS.

6- Ficaram motivados a partir das intervenções que fiz?
OS ALUNOS SE MOSTRARAM MUITO MOTIVADOS EM TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS, POIS TIVERAM BOA PARTICIPAÇÃO.
7- Tentaram diferentes modos de resolver um problema de aprendizagem?
OS ALUNOS ATRAVÉS DAS PESQUISAS PROCURARAM VÁRIOS CAMINHOS PARA ENCONTRAR SUAS RESPOSTAS.
8- Usaram as ferramentas tecnológicas para fazer pesquisa?
SEMPRE QUE POSSÍVEL (DEVIDO A MANUTENÇÃO DAS MÁQUINAS) AS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS FORAM USADAS.
9- Tornaram-se mais críticos?
PERCEBI QUE OS ALUNOS APRENDERAM A QUESTIONAR QUANDO TEM DÚVIDAS E AQUELES QUE JÁ ERAM QUESTIONADORES SE TORNARAM MAIS CRÍTICOS.
10- Houve indisciplina? O que aconteceu? Por que o aluno se comportou desta maneira?
NÃO TIVE PROBLEMAS DE DISCIPLINAS, POIS PUDE CONTAR COM A PARCERIA DOS PROFESSORES DA SALA.
11- Registraram suas descobertas?
AS DESCOBERTAS DOS ALUNOS FORAM TRANSFORMADAS EM TEXTOS, QUE FORAM REVISADOS PELOS ALUNOS E PELOS PROFESSORES DA SALA E DEPOIS FORAM POSTADOS EM SEUS  BLOGS.
12- Que dificuldades encontrei?
        FORAM VÁRIOS DESAFIOS DURANTE O ANO COMO APRESENTAR A NOVA DINÂMICA DO PROJETO PARA OS ALUNOS E PROFESSORES, PREPARAR MATERIAL PARA AS PESQUISA E OUTROS QUE FORAM SENDO SUPERADOS CONFORME O DECORRER DO ANO. O DESAFIO MAIS DIFICIL DE SUPERAR FOI A FALTA DE MANUTENÇÃO DAS MÁQUINAS, ISSO ATRAPALHOU MUITO O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS.
13- Que alternativas utilizei?
QUANTO AS DIFICULDADES DA PARCERIA DE ALUNOS E PROFESSORES FOI SUPERADA PELO DIALOGO, CONFORME OS PROFESSORES FORAM SE SENTINDO SEGUROS E CONFIANTES NO PROJETO. O PROBLEMA DAS MÁQUINAS ATRAPALHOU MUITO O DESEMPENHO DAS AULAS. A ÚNICA ALTERNATIVA ENCONTRADA FOI REALIZAR AS ATIVIDADES EM CASA.




14- Quais foram os resultados alcançados em relação:
- Ao trabalho em parceria com o professor de sala e o trio gestor
- A mudança na grade curricular
- Ao novo papel do professor e do aluno
      NÃO CRIEI MUITAS EXPECTATIVAS COM ESSE PROJETO POR SE TRATAR DE ALGO NOVO ONDE CADA ETAPA SERIA CONSTRUÍDA  DURANTE O PROCESSO. ENTÃO QUALQUER RESULTADO QUE OBTIVESSE SERIA UM LUCRO, ESSA ERA MINHA VISÃO.  PORÉM FUI SURPREENDIDA JA NO INÍCIO DO PROJETO QUANDO VI O EMPENHO E DEDICAÇÃO DOS ALUNOS, FOI O QUE ME MOTIVOU PARA SEGUIR COM O PROJETO ATÉ O FIM. PERCEBI QUANTAS HABILIDADES ERAM POSSÍVEIS DE SE TRABALHAR COM O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO. TIVE MUITO APOIO DAS COLEGAS DE TRABALHO QUE EMBARCARAM NO PROJETO COMIGO. NÃO FOI FÁCIL, MAS O ENVOLVIMENTO DO ALUNO NESSA NOVA PROPOSTA DE TRABALHO QUE VISA O MÉTODO DA PESQUISA TRAZ RESULTADOS REALMENTE SURPREENDENTES.
            15- Qual a sua opinião sobre o projeto?
        ACHO O PROJETO MUITO BOM TRAZ MUITO CONHECIMENTO AO ALUNO E FAZ DELE REALMENTE O PROTAGONISTA DA SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM. O PROJETO PRECISA TER ALGUMAS ADAPTAÇÕES RESPEITANDO OS NÍVEIS E IDADE DOS ALUNOS, ADAPTANDO-SE ÁS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL 1 E ENSINO FUNDAMENTAL 2.
16- Utilize o espaço abaixo para fazer comentários.
         PARA QUE SEJA MAIS PROVEITOSO O PROJETO É NECESSÁRIO QUE AS MÁQUINAS E A REDE DE INTERNET ESTEJAM FUNCIONANDO BEM, JÁ QUE ESSE FOI O GRANDE PROBLEMA DA MAIORIA DOS PROFESSORES. SUGIRO TAMBÉM QUE PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1,  OS TEMAS SEJAM LIGADOS AO PROJETO DA ESCOLA, ASSIM TERÍAMOS MAIS APOIO DOS PROFESSORES JA QUE É FUNDAMENTAL O TRABALHO DE PARCERIA NO NESSA FAIXA ETÁRIA POIS AS CRIANÇAS AINDA NÃO SÃO AUTÔNOMAS.

,

Nenhum comentário:

Postar um comentário